quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Hoje É Dia de Esquina! Para Humanizar a Cidade

No dia 17 de novembro, uma terça-feira comum, entre as 19h00 e 20h30, as esquinas da Avenida Manoel Dias da Silva (Pituba), entre as ruas Bahia e Piauí, serão tomadas por dez performances artísticas simultâneas, acompanhadas por ações de conscientização: este é o projeto Hoje É Dia de Esquina! Para Humanizar a Cidade, uma representação culturalmente rica de como é possível fazer uso do espaço público para o convívio saudável, prazeroso, útil e atuante dos cidadãos. As manifestações vão ocorrer sem mudar a rotina dali; será um dia aparentemente como qualquer outro, com trânsito livre e funcionamento normal dos estabelecimentos da região. Com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), a iniciativa vai transformar durante esta hora e meia a atmosfera do local, utilizando a arte como instrumento de mobilização na busca conjunta por melhor qualidade de vida.

Na lista das atrações que participam deste verdadeiro presente a Salvador, estão diferentes linguagens de arte: o teatro de Aicha Marques e André Tavares, o trabalho circense do grupo Malabares & Cia, o Hip Hop do DJ Bandido acompanhado das criações de grafite de Denissena, e muita música ao vivo, com Luizinho Assis, Simone Mota e as bandas Anacê, Banda de Rock, Barlavento, Retrofoguetes e Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta. As apresentações serão no chão, nos largos passeios que formam as elegantes esquinas da avenida, em espaço delimitado apenas por iluminação especial. Tudo será absolutamente aberto ao público, para quem quiser prestigiar e participar. Então, é chegar, se encostar e ficar na dúvida de a qual show assistir.

O projeto Hoje É Dia de Esquina! Para Humanizar a Cidade, que chama a população para ver a cidade com outros olhos, tem como objetivo motivar a comunidade soteropolitana a refletir a respeito da necessidade de haver uma atitude cidadã, consciente e crítica em relação às diversas maneiras de recuperar e conservar os espaços públicos como áreas de lazer, integração e produção cultural. Neste sentido, abre o olhar dos habitantes para as ruas, os outros, a paisagem urbana, tudo aquilo que muitas vezes passa despercebido no dia-a-dia de pressa e automatismo. Portanto, seu argumento é a reflexão para o desenvolvimento de uma cidadania responsável, participativa e fraterna. Mantendo a coerência de sua proposta, a potência sonora dos espetáculos será controlada, suficiente e limitada à extensão da esquina em que estarão sendo realizados, não impondo sua presença de forma autoritária. Para uma multiplicação maior de resultados, órgãos oficiais e ONGs que tratam do uso dos equipamentos da nossa capital e de questões ambientais irão distribuir material educativo e manifestos.

O Hoje É Dia de Esquina! é um projeto de demanda espontânea financiado pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), do Governo da Bahia, através das Secretarias de Cultura e da Fazenda do Estado. Sua concepção está diretamente ligada à ideia do Hoje É Noite de Rua, realizado no Rio de Janeiro, por iniciativa do espetáculo Bonitos e Paranóicos, do multiartista Freddy Ribeiro e da banda qinho e os caras (sic). Assim, consolida-se a intenção de integrar Salvador a um movimento que pretende tornar-se nacional, de re-humanização dos centros urbanos.

4 comentários:

  1. mas que maravilha gente! :D
    é de iniciativas deste tipo que Salvador carece. parabéns e bom pra nós! ;D
    que tudo dê certo!

    ResponderExcluir
  2. Muuuuito legal a proposta! Me mandaram dar uma sacada no link e... pô, adorei! Mesmo, mesmo.
    Parabéns pros mentores!
    A gente agradece. :)

    Juliana

    ResponderExcluir
  3. Acabei de passar pela Manoel Dias da Silva (19:30)e me surpreendi e adorei as bandas em cada esquina...(fizeram jus ao que falam da Bahia que temos uma banda em cada esquina, rsrsrs) ficou tudo muito lindo, a iluminação,os estilos de cada banda, a ocupação do espaço..Parabéns a todas as bandas e a todas as pessoas que colaboraram para a concretização desse espetáculo. Vim logo para a internet para procurar saber do que se tratava e vi que era o projeto Hoje É Dia de Esquina! Para Humanizar a Cidade. Seriam bom que esse projeto também fosse para os bairros menos nobres de Salvador, lá sim eles TAMBÉM, precisam de HUMANIZAÇÃO, além de tantas outras coisas. A arte, nesses bairros, dessa forma, cumprirá uma das suas maiores funções que é de sensibilização, emoção, alegria, enfim, INCLUSÃO, no projeto, de moradores dos bairros menos nobres, mais carentes dessa Cidade tão linda....
    parabéns aos mentores e colaboradores do projeto!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gente, parabéns a este projeto! Muito bom! Moro ali perto, estava chegando em casa depois de um dia de trabalho e tive a feliz surpresa de ter música na rua!!! Como dito no texto do post, projetos como este servem para que as pessoas observem melhor o ambiente e pessoas a seu redor. E a Manoel Dias é um lugar na cidade em que todo mundo passa sempre com muita pressa, sem ver o que está acontecendo. Mas ontem foi diferente; todo mundo que por ali passou ficou curioso, alguns pararam para olhar e muita gente que eu conheço gostou!!!!!!
    Agora uma pergunta: tem previsão de acontecer mais vezes música na Manoel Dias? Seria maravilhoso!!!!!!!!!

    ResponderExcluir